Minha mercadoria está parada há vários dias, e agora?

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal segue impactando o comércio exterior brasileiro, com uma nova ação para pressionar o governo federal a negociar. 

Desde que os auditores suspenderam o desembaraço aduaneiro, a liberação de mercadorias nas alfândegas foi paralisada, como parte da ação "Desembaraço Zero", iniciada pela categoria. A medida já provoca sérios atrasos e bloqueios nas importações e exportações, com mais de 75 mil remessas de mercadorias estagnadas nos terminais alfandegários.

Mercadorias que caem no canal verde estão sendo desembaraçadas normalmente, sem grandes atrasos. Entretanto, o índice de mercadorias que caem no canal vermelho aumentou consideravelmente, e é justamente nesse canal que o maior problema de demora no desembaraço vem ocorrendo. Isso tem gerado uma enorme paralisação nas importações e exportações, principalmente com a greve dos auditores fiscais da Receita Federal.

De acordo com o Sindifisco Nacional, as mercadorias de pequeno valor, como encomendas internacionais, estão sendo as mais prejudicadas, com a liberação dessas cargas, que antes levava 1 dia, agora demorando até 21 dias. Já as remessas de maior valor, como cargas vivas e medicamentos, ainda recebem tratamento prioritário, com liberação em até 7 dias. A greve, que já dura dois meses, tem causado prejuízos de bilhões de reais ao setor privado e prejudicado a competitividade do Brasil no mercado global. Empresas de logística e pequenas e médias empresas (PMEs) estão entre as mais prejudicadas pela paralisia nas alfândegas.

Diante dessa situação de bloqueio nas alfândegas, uma das alternativas para quem está com a carga parada é entrar com um pedido de liminar para liberação da mercadoria. A liminar pode ser uma solução para garantir que a carga seja liberada rapidamente, contornando os efeitos da greve, principalmente em situações urgentes, como medicamentos e produtos essenciais. É importante, no entanto, que a empresa busque orientação jurídica adequada para tomar as providências necessárias.

Se a sua empresa está enfrentando dificuldades com a liberação de cargas ou precisa de apoio para lidar com a greve dos auditores fiscais, a Efficient Comex oferece assessoria especializada no comércio exterior e pode ajudar na liberação das mercadorias.

Entre em contato com a gente e resolva sua pendência de forma rápida e eficiente!


FONTE: Greve dos auditores da Receita escala e liberação de mercadorias é suspensa E Auditores da Receita Federal responsabilizam Haddad por greve

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.