Você sabe o que significa a união monetária Brasil-Argentina?

Nos últimos dias, a proposta de uma moeda comum entre Brasil e Argentina tem gerado rumores sobre termos uma espécie de euro sul-americano. Entretanto, a ideia da união monetária tem como objetivo o uso nos fluxos financeiro e comercial, não interferindo no real e no peso argentino.  

A nova moeda seria usada em câmaras de compensação para executar pagamentos comerciais entre os dois países, ajudando em parte a reduzir a dependência do dólar. Isso é fundamental para a Argentina, que enfrenta baixas reservas em moeda estrangeira após anos de crises de dívida, e que tem prejudicado em muito o comércio do Brasil para com o país que sempre foi um dos seus grandes parceiros comerciais de exportação. 

Quanto ao valor, ainda está em debate, entretanto o Governo estuda a viabilidade tomando como referencial as stablecoins, moedas digitais atreladas ao ouro ou às principais moedas, como euro, libra e dólar. "É óbvio que o real terá o maior peso na equação porque é a moeda mais líquida que temos no mercado internacional", disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, à Reuters. 

Fonte: Uol Notícias

#efficientcomex #comex #Brasil #Argentina #AméricaDoSul 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.